A massoterapia, nome que deriva das palavras “massa” (amassar) e terapia (tratamento), remonta a civilizações antigas como a chinesa, egípcia e grega, onde a massagem era essencial para manter a saúde e tratar doenças. A massoterapia evoluiu incorporando conhecimentos modernos sobre anatomia e fisiologia e na inter-relação entre o corpo e a mente.
A massoterapia envolve a manipulação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, tendões e ligamentos. Alguns benefícios da massagem terapêutica: Alívio das Tensões Musculares – Estimulação da Circulação Sanguínea – Oxigenação dos tecidos e a eliminação de toxinas – Liberação de endorfinas, neurotransmissores ligados ao relaxamento – Impacta positivamente o aspecto emocional – Contribui para um sono mais tranquilo e reparador – Alívio de dores musculares, articulares ou mesmo de tensões crônicas – Melhora a postura e a percepção dos movimentos – Contribui para uma maior mobilidade nas articulações – Impacta positivamente a resposta imunológica do organismo.
A técnica busca não apenas tratar os sintomas de dor ou desconforto, mas também abordar as causas subjacentes, contribuindo para o bem-estar geral.
Nos dias atuais é uma prática respeitada e largamente utilizada em todo o mundo.