É uma abordagem praticada em cerca de 130 países, que busca encontrar as reais causas das emoções negativas gravadas no inconsciente, mesmo que tenham sido originadas há muitos anos, talvez na infância.
Para o Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância, eventos causadores de danos emocionais no decorrer da infância se revelam como uma resposta do cérebro a um ou vários acontecimentos negativos que se passam no restante da vida do indivíduo.
Há uma infinidade de pessoas que não sabe o que está acarretando tanto desconforto, tantos problemas e até doenças e queixam-se costumeiramente sem adotar uma solução eficaz e definitiva para o fim dos seus sofrimentos.
A EFT, combinando elementos da sabedoria milenar da acupuntura – lembrando sem uso de agulhas, remédios ou outras substâncias – equilibra o fluxo energético vital conseguindo “limpar” as feridas emocionais congeladas no inconsciente, fazendo prevalecer a saúde emocional e a melhoria da qualidade de vida. Há inúmeros estudos científicos com exames laboratoriais, ressonância magnética,
depoimentos e outras abordagens que trazem comprovações robustas dos benefícios da EFT.
É considerada uma abordagem mind-body, ou seja, leva em conta a relação entre mente e corpo para promover saúde e bem-estar, em síntese a preciosidade de vida.
Alguns dados chamam a atenção:
● 70% da população brasileira já apresentou ou possui sintomas de estresse (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse Brasil – ISMA/BR – jan/2021)
● Estudo realizado pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel revelou que os jovens brasileiros com idades entre 16 e 24 anos estão entre os mais afetados por problemas de saúde mental.
● De acordo com a Kantar, empresa de dados e consultoria, cerca de 20% das brasileiras sofrem com baixa autoestima.
● A ansiedade é uma questão de saúde mental que afeta muitas pessoas em todo o mundo. No Brasil, infelizmente, os números são significativos.
● Recentemente, um levantamento mostrou que 49% das pessoas no Brasil apresentam alguma inquietude relacionada a doenças como ansiedade e depressão. Essa taxa é uma
das maiores do mundo.
● Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade.
● No Brasil, 67% dos trabalhadores são influenciados negativamente no trabalho pelo estresse – relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute. A média global ficou em 65%. É imperioso lembrar que a permanência de emoções negativas são refletidas no estresse, ansiedade, depressão, medos, fobias, baixa autoestima, culpa, angústia, solidão, rejeição, abandono, pânico, insegurança, vícios, relações tóxicas, fobias, frustrações, bem como contribuem para tornar crônicas certas doenças.
“Um dia a medicina vai acordar e compreenderá que fatores emocionais são a causa de 85% de todas as doenças.” (Dr. Eric Robins – Especialista em saúde de renome internacional em medicina mentecorpo. Best seller do NY Times “The Tapping Solution.”