Técnica com mais de 5.000 anos originada na Medicina Tradicional Chinesa, reconhecida pela OMS, recomendada por médicos e terapeutas no Brasil e aplicada em cerca de 113 países. No mundo ocidental a acupuntura tornou-se popular no século 17 e no Brasil passou a ser especialidade médica em 1995. Atualmente integra a lista das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), do Sistema Único de Saúde (SUS).
A acupuntura é uma prática terapêutica que estimula pontos específicos do corpo por meio da inserção de agulhas finas. Além das agulhas, outras técnicas podem ser empregadas, conforme orientação do terapeuta durante a avaliação e atendimento. Os pontos de acupuntura são escolhidos com base nas queixas do paciente e no diagnóstico feito pelo terapeuta especializado.
Estudos e experiências clínicas têm demonstrado eficácia da acupuntura em aliviar sintomas e melhorar o bem-estar de pacientes. Embora o rol de queixas de clientes seja significativamente grande, vamos explorar algumas das queixas mais comuns que a acupuntura pode ajudar a tratar:
Doenças digestivas: Gastrite, hiperacidez, constipação e diarreia.
Doenças respiratórias: Sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.
Dores crônicas: Dores ortopédicas, como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide, ou dores provocadas pelo lúpus.
Distúrbios de sono: Insônia.
Efeitos colaterais de medicamentos: A acupuntura pode ajudar a minimizar os efeitos colaterais de antidepressivos.
Emagrecimento: A acupuntura pode ajudar a diminuir a ansiedade e a sensação de fome, o que pode ajudar no controle da compulsão alimentar e do estresse.
Dor Lombar e Dor no Pescoço. Enxaqueca e Dores de Cabeça. Fibromialgia e Dor Miofascial. Distúrbios Psicossomáticos. Osteoartrite e Dor nas Articulações.
Pode-se dizer, em resumo, que a acupuntura é uma combinação de sabedoria ancestral, prática clínica e evidências científicas.